- Área: 358 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a proposta de Restaurante, bar e pocket show, Restaurante Ramona fica no térreo de um edifício em uma esquina conhecida do centro de são Paulo. O programa se distribui em três níveis (subsolo, térreo e mezanino) e o partido estético surgiu da estrutura descoberta no local que foi preservada, a laje grelha que estava escondida sob um forro de gesso.
Essa malha quadriculada de cubetas serviu de inspiração para a textura feita com espelhos chanfrados em forma de tijolo, utilizados para refletir a luz da fachada ao fundo do imóvel, pois o local possui poucas aberturas; o espelho esconde as portas dos banheiros no térreo, e no mezanino serve como um convite ao piso superior. Do último piso é possível avistar a paisagem do centro paulistano, da Av. São Luís e o início da Rua da Consolação.
A ideia foi criar um ambiente clássico com linguagem contemporânea através dos materiais. O revestimento em madeira pau-ferro entra para aquecer, tornando o ambiente confortável, junto a poltronas azuis e aparadores. A fachada é marcada por uma caixilharia em vidro, que permite que sejam vistos os ambientes internos e o letreiro luminoso do nome do restaurante fixado no guarda-corpo do piso superior.
As luminárias em cobre foi toda desenha e desenvolvida especificamente para esse projeto ganhando destaque nas paredes de todos os andares.
A alternativa para abrigar equipamentos para cozinha e condensadoras de ar condicionado foi criar um jardim de cactos ao lado do restaurante. A planta foi a opção para suportar o calor gerado pelos equipamentos da área técnica.